© photo (creative commons) : Allan Kraft

 

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3 - VISITE

 

Os trabalhadores aproveitam a visita de Schiassi para transformar esta segunda-feira da primavera em feriado. Há entre eles aqueles que possuem informações úteis sobre a evolução do site, mas principalmente aqueles que esperam saber sempre um pouco mais sobre o Atha, enquanto se busca sondar um mistério glorioso, este casal invisível mas denso em um ponto azul-celeste de o globo, e mais precisamente em Ellian, essa jovem esposa deitada na parte da frente do iate, de bruços sobre uma corda, foto adorada como um fetiche que Carlo sempre faz aparecer com o dedo em seu celular entre citações que finge pesquisar .

Em um canteiro de obras normal, até o arquiteto deve pedir permissão antes de entrar, mas se, do ponto de vista hierárquico, Simeo Gigghiani é o único mestre a bordo depois de Deus, ainda é pela graça do jovem e todo-poderoso Schiassi que quatrocentos trabalhadores um dia poderão contar aos filhos de seus filhos que eles construíram a famosa casa de John Atha.

Até Simeo, que não inveja ninguém, que se orgulha de não dever nada a ninguém, é tido com o maior respeito: se ele aparentemente carece de cortesia elementar quando discute com o arquiteto, ele não a sente. Menos uma gratidão eterna a este instrumento do destino que lhe apresentava a possibilidade de uma aposentadoria de ouro, de acordo com os sonhos que passou a vida construindo com Rina, uma aposentadoria precoce, opulenta, com a sensação de ter deixado para trás pelo menos uma conquista que justificava seu lugar na formigueiro humano, que um dia poderia incutir o amor pelo trabalho em um pequeno Simeo de bermuda na rua que parava para contemplar uma viga sob a repentina elevação de um telhado, como um palito de dente que suportaria a rocha de Gibraltar, um milésimo de um grau para o oeste, ou para o leste, e ele desmorona, enquanto no canto onde está inclinado, nenhuma força humana ou cósmica pode abalar a incrível suspensão. Ele também admira a ousadia de Schiassi, sua capacidade de sucesso, sua tenacidade na solidão, um ano de trabalho, noites sem dormir, consultas, estudos de leis, municipais, provinciais, outras leis, mais fundamentais, de física, gravidade, perspectiva, coração e razão , um ano para credenciar os rumores mais extravagantes, para finalmente comparecer aos escritórios da Gigghiani Inc. Construção - sem hora marcada, sem querer nomear o balcão da central, pedir uma lousa em branco na mesa de Simeo, todos os arquivos, a impressora, as citações, as faturas, jogar tudo no chão, não fazer perguntas, vinte vezes a palavra embargo ao desenrolar as plantas, Simeo nunca imaginou que uma planta de casa pudesse se parecer tanto com arte abstrata, peça de antologia para teóricos, obra de um louco, o delírio de um Gaudi combinado com as massas incríveis de um Frank Lloyd Wright que teria esquecido que um interior humano deve repousar sobre algo tangível, e que nem mesmo o mais aerodinâmico dos pássaros pode manter seu vôo parado sem balançar e farejar - no rio! - não na borda, por dentro! - os engenheiros estão trabalhando, pedras cortadas de propósito, encomendadas de uma escavação nas falésias do Novo México, refazemos o leito em um quilômetro quadrado, cavamos, enchemos, esvaziamos, limpamos, afundamos bronze, nós deslize o aço na pedra vulcânica, então você avisa seus homens, mais de dois anos, estrutura concluída no outono, conclusão da obra no outono seguinte, John e eu não queremos nenhuma licitação, ele haverá licitações em de acordo com a lei, mas você não liga, nós queremos você, isso (ah tontura!) é o que planejamos gastar, serão milhares de contingências, caprichos por tonelada, que (ah tontura!) é a sua folga, negociável, você se vira com o equipamento, tem um mês para encontrar seus auditores, seus chefes de seção e se proteger da histeria de seus concorrentes.

Simeo nunca esperou um favor de Carlo Schiassi e menos ainda de John Atha. Ele só encontrou este último uma vez, em um campo de golfe nas Bermudas, tipo de encontro encerrado com um banquete que põe em causa a fé nos valores da humanidade. o que pode precipitar você em uma noite no mesmo paraíso viciante provocado por uma injeção de heroína, ou, pelo contrário, despertar uma repulsa que o fará querer entrar nas Testemunhas de Jeová para o resto da vida. Simeo havia reunido dois segundos para agradecer a Deus por tê-lo feito cruzar com um ser humano com quem nunca mais teria que lidar em sua vida.

"Vou ser honesto com você, Carlo", disse ele, repassando as citações. Você me oferece o projeto mais fascinante que um empresário privado pode esperar na vida. Você tem minhas habilidades, você tem minha palavra, mas também tem um homem que nunca se deixou ser pisado. Você sabe por que eu diria não sem nem mesmo hesitar? É porque John Atha, a única vez que ele disse algo para mim, ele não tinha realmente terminado de escovar os dentes, e se você entende o que quero dizer, eu não suporto ninguém. 'Aquele que fala comigo com um palito na boca boca.

Carlo não achou útil listar as condições de John conforme elas se ajustavam às do empreiteiro. Sem querer e sem saber, os dois homens devotariam um culto silencioso, nascido de uma antipatia recíproca (John jurou que nunca mais jogaria um campo de dezoito buracos com um industrial que questiona o proprietário sobre os fertilizantes que 'ele usa e incentiva os funcionários do estacionamento a simpatizarem com os clientes), mas que só poderia se transformar em admiração formal - sua aposentadoria, minha casa - contentando-se em assegurar a Simeo sobre o único ponto que não era problema. desconhecido: os Atha eram alérgicos a poeira sobre canteiros de obras.

A verdade é que tal projeto seria atrasado, e John Atha confidenciou a Carlo que não queria antecipar nada. Ele não se importava com os atrasos, sua presença não deveria ser contada, muito menos a de Ellian. Uma vez habitável a casa, durante a fase de decoração, viria um casal, parente de Ellian, para providenciar uma presença temporária. Tudo tinha que acontecer como se, no dia seguinte à abertura do canteiro de obras, os Atha fossem acometidos de amnésia até o dia em que, na última toalha instalada no poste do banheiro dos empregados, um telefonema para eles. lembrar um negócio iniciado não sabemos desde quando, e pronto para pendurar o rack.

John Atha confiara esse projeto a Carlo em uma noite, bastante brevemente, uma noite de verão em um hotel em Manhattan. Ele havia aproveitado a ausência de Ellian, que ia a casamentos em Montreal, onde morava parte de seus parentes maternos, e onde ela planejava fazer um pied-à-terre. O próprio John precisava se estabelecer em um lugar fixo de uma vez por todas se quisesse filhos, sentia falta de Montreal, seus invernos onde se lembrava de ser feliz - o inverno nunca é um obstáculo para quem pode escapar dele - e queria um lugar neutro do qual pode chegar a Nova York em menos de uma hora sem sofrer com tráfego, gotha, poluição e acerto de contas.

Em Montreal, não faltaram bairros ricos e vastas terras. Os mais cobiçados estavam no Monte Royal e na orla da ilha. Ellian preferia a vista da água nas encostas muito escuras da montanha, os materiais claros e futuristas ao peso vitoriano construído nos anos 1920, e tinha em sua mente a vaga ideia de uma casa poderosa, como dizem de um especial carro.

Era infantil, talvez até bobo. Querer chamar a atenção de pessoas ricas e fazer milionários verdes de inveja.

Quantos homens são afetados pela mesma loucura? Basicamente, quase todos eles.

Há alguns para quem nunca acaba, outros para quem acaba mal.

O futuro é algo a ser ignorado quando não falta nada em termos de poder e dinheiro. O presente existe por si, no máximo de sua grandeza.

John foi tão breve na nomenclatura dos imperativos quanto lacônico sobre seu relacionamento com Ellian Moon. Carlo se lembrou da primeira noite em que a conheceu em uma estreia em Nova York. Ele não tinha prestado atenção ao fato de que John, seu amigo de longa data, tinha se apaixonado mais uma vez por uma princesa Maori, a menos que ela fosse uma prima filipina da Infanta Elena, ou Kristina, ou Sofia, essas pessoas ainda falam grego ou espanhol sangue, suas fortunas vêm de ambos os países e suas joias de ex-colônias ou o que resta delas.

Se John tem caprichos, Carlo não tem o direito de tê-los também? Ele prefere ser pensado em uma conexão contínua com John. Caso contrário, as línguas más podem inferir que os Atha não são amigos verdadeiros. Por que distorcer a imagem de uma relação privilegiada? Carlo consegue assim tornar-se o rosto visível de John e Ellian, mesmo que nada saiba, ou saiba muito pouco, sobre o último. Até agora, John sempre foi apaixonado pelo exótico - de qualquer maneira, Carlo espera que essa relação entre Ellian Moon e John dure mais do que as anteriores pelos méritos de "seu" projeto "em todos os três". Os engenheiros, que conhecem John Atha por terem visto fotos de seu iate, fazem um monte de perguntas sobre o novo Madame Atha. Carlo responde assim, economizando nos detalhes para não se contradizer muito. Então chega o dia em que ele disse o suficiente para de repente "lembrar" dela com tal precisão que começa a evocá-la em sua solidão, perguntando-se qual seria a reação de John se Ellian demonstrasse interesse por ele, o jovem arquiteto e observado por correntes internacionais, ela era frívola, rápida para se entregar ao lance mais alto, inclinada para a aventura, fugaz, instantânea como um videoclipe? Ou moreno, ou relutante, ou virgem antes de conhecer João, feroz, frágil a ponto de desconfiar de todos os olhos, tendo escolhido em um homem viril e poderoso uma fortaleza para esconder um estado de instabilidade, um drama antigo, uma preocupação perpétua? Entre os dois, ela pode ser uma mulher jovial, saudável, bonita porque é inteligente, irresistível porque é independente, sem nenhuma deficiência, o tipo de mulher que John não suportou por muito tempo e com quem Carlo o faria. nem mesmo teria chance. Carlo sente curiosidade, mas não a urgência de se fixar na verdade. Ele vai acabar indo bem. Os operários vão se demitir por respostas ambíguas, afinal tem a foto que John mandou pra ele, essa entre várias, essa foto que o Carlo fez de fundo. Tela - o que John inconscientemente desejou, ele não tinha sempre usado seus amigos para encorajar um culto? John não pode suportar a indiferença. Ele não se preocupa com a discrição dos outros sobre ele, ele não se ofenderá depois de tantos anos que sua ancestralidade aos olhos de Carlo mais uma vez serve aos interesses de Carlo? Ao contrário, Carlo sempre percebeu que esse filho bilionário joga a carta do entediado nebuloso desde a infância, protestando contra o fato de que todos o invejam, não parando para que todos saibam de suas extravagâncias.